CURSO 100% PRESENCIAL

ODONTOLOGIA (NOTURNO)

VENHA SER SOBERANA!

BACHARELADO EM ODONTOLOGIA

O cirurgião-dentista graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, atuando em todos os níveis de atenção à saúde.

Carga Horária

Noturno

Segunda à Sexta

18h00 - 22h30

Calendário Acadêmico

2024.2

Matriz Curricular

Ingressantes até:

2023.1

Matriz Curricular

Ingressantes a partir de:

2023.2

Coordenador

André Machado

Email

Vivencie a Odontologia desde o primeiro dia. Agora em novo turno!

A Soberana está com as inscrições abertas para a formação da primeira turma de Odontologia Noturno, pois expandimos nossa infraestrutura para que você, futuro Soberano, tenha mais flexibilidade na hora escolher o curso dos seus sonhos

Torne-se um protagonista e esteja à frente das mudanças que irão moldar o futuro da saúde.

Início das aulas no período 2023.1. Dúvidas? Entre em contato com o nosso time especializado:

Corpo Docente

Faculdade Soberana

Perfil do Egresso

O cirurgião-dentista graduado pela SOBERANA terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva que lhe permitirá desempenhar suas funções de forma eficiente e criativa embasado no rigor técnico, científico e ético, atuando em todos os níveis de atenção à saúde. Este profissional integral deverá ter consciência e capacidade técnica que lhe permita atuar sobre as necessidades gerais da comunidade, atendendo o paciente como uma unidade bio-psico-social, praticando a ciência odontológica de forma a priorizar a promoção da saúde buscando sempre a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Este profissional assim formado jamais considerará sua educação como um produto acabado, estará em contínua busca de novas soluções, e aquisição de novos conhecimentos que venham ampliar e enriquecer sua prática diária com base nas constantes transformações sócio-histórico-culturais do grupo social que estiver inserido. Capacitado à leitura e interpretação de perfis epidemiológicos será capaz de adaptar sua prática de forma a atender as necessidades individuais e coletivas de seu meio.

Ademais, além de formar profissionais para o mercado de trabalho, a SOBERANA almeja formar profissionais, que tenham um conhecimento científico sólido, que apresentem-se como sujeitos inovadores e criativos, e cidadãos plenos de sua responsabilidade social.

Competências e Habilidades

Ao final do curso, o aluno deverá apresentar as seguintes competências e habilidades:

Competências e Habilidades Gerais:

- Possuir uma visão global e sistêmica do mundo, desenvolvendo atitudes empreendedoras capazes de se adaptarem à velocidade das mudanças globais, oferecendo respostas aos constantes desafios do mundo moderno;

- Desenvolver o exercício da cidadania, assumindo atitudes de autoconfiança, participação social, criatividade e criticidade para intervir na realidade em que está inserido;

- Identificar e analisar os constantes desafios de sua profissão, implementando e desenvolvendo formas inovadoras de enfrentamento dos problemas, e sendo capaz de tomar as decisões necessárias;

- Desenvolver as habilidades de expressão verbal e escrita, bem como da comunicação interpessoal necessária ao desempenho de sua profissão;

- Mostrar em sua atuação profissional posturas morais e éticas no exercício de um trabalho socialmente responsável;

- Ser capaz de elaborar e implementar projetos e pesquisas que contribuam com o progresso de sua profissão e o auxiliem na busca constante do seu autodesenvolvimento através da educação continuada.

Competências e Habilidades Específicas:

- Dominar as bases científicas que fundamentam a compreensão das doenças mais prevalentes na cavidade bucal, sua etiologia, patogenia, diagnóstico e tratamento bem como de suas seqüelas;

- Compreender aplicação, integração e relevância dos princípios gerais das ciências médicas e correlatas para a saúde bucal e as doenças que a acometem;

- Compreender as características prevalentes dos distúrbios buco-maxilo-faciais;

- Dominar o conhecimento sobre as inter-relações entre doença bucais e manifestações sistêmicas dos
efeitos terapêuticos médico-odontológicos;

- Respeitar as regras de biossegurança necessárias ao cuidado de saúde na comunidade e suas
responsabilidades éticas e legais;

- Estar habilitado para lidar com os métodos e técnicas de investigação científica e a coleta, análise,
investigação e arquivo de dados visando a construção de um diagnóstico.

-Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção,
prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano,
respeitando-o e valorizando-o;

- Identificar os aspectos sócio-econômicos, culturais e biológicos das doenças prevalentes em sua região
de atuação, respeitando os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

- atuar multiprofissionalmente, interdisciplinamente e transdisciplinamente de forma eficiente e eficaz
na promoção da saúde;

- Exercer sua profissão como forma de participação e contribuição social; comunicando-se com
pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral;

- Despertar e cultivar o espírito crítico e reflexivo, visando seu desenvolvimento individual e o
crescimento e expansão da ciência Odontológica, analisando e interpretando os resultados de
relevantes pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas;

- Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas no exercício da profissão, assim como participar em
educação continuada relativa a saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional.

Objetivo do Curso: Geral e Específico

Objetivo geral

O Curso de Odontologia a ser ministrado pela SOBERANA, considerando a importância do Odontologista no contexto socioeconômico, cultural e político do país como um profissional e cidadão comprometido com os interesses que emanam da sociedade, objetiva capacitar o profissional com uma formação adequada ao exercício da prática odontológica calcada na promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

Este profissional deve ser capaz de analisar criticamente problemas, detectar demandas e propor e efetuar medidas de solução as questões de saúde relevantes, numa prática profissional embasada em princípios éticos e qualidade técnica. Há que se plantar durante o curso de graduação a semente da educação enquanto processo contínuo, capacitando o futuro profissional a jamais interromper seu crescimento profissional e por ele ser responsável. O Cirurgião-dentista graduado pela SOBERANA vai entender e perceber a saúde como direito do cidadão, terá condições de ampliar a percepção do paciente e do binômio saúde/doença, extrapolando o enfoque vinculado à unidade patológica.

Objetivos específicos

O acadêmico de Odontologia da SOBERANA, com formação generalista, deve compreender a saúde como direito do cidadão e empregar a técnica adquirida na graduação para promovê-la, preveni-la, mantê-la e recuperá-la quando necessário respeitando os princípios éticos inerentes à profissão, respeitando e valorizando o ser humano.

O desenvolvimento cognitivo das habilidades e atitudes deve priorizar os seguintes aspectos: formação básica e profissionalizante sólidas; treinamento e capacitação para desenvolver atividades educacionais em saúde odontológica preventiva e procedimentos no âmbito restaurador, seja tanto no nível coletivo quanto individual; consistente suporte bio-tecnológico; formação humanística e ética e arrojado espírito investigador científico.

O graduado deverá ser capaz de demonstrar conhecimentos e compreensão sobre:

    • As bases científicas que fundamentam a compreensão das doenças mais prevalentes na cavidade bucal, sua etiologia, patogenia, diagnóstico e tratamento bem como de suas sequelas;
    • Aplicação, integração e relevância dos princípios gerais das ciências médicas e correlatas para a saúde bucal e as doenças que a acometem;
    • As características prevalentes dos distúrbios buco-maxilo-faciais;
    • As inter-relações entre doença bucais e manifestações sistêmicas dos efeitos terapêuticos odontológicos;
    • As regras de biossegurança necessárias ao cuidado de saúde na comunidade e suas responsabilidades éticas e legais;
    • Métodos e técnicas de investigação científica;
    • Coleta, análise e investigação de dados visando a construção de um diagnóstico.

O aluno deverá ser estimulado a:

  • Identificar os aspectos socioeconômicos, culturais e biológicos das doenças prevalentes em sua região de atuação;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente de forma eficiente e eficaz na promoção da saúde;
  • Exercer sua profissão como forma de participação e contribuição social;
  • Despertar e cultivar o espírito crítico e reflexivo, visando seu desenvolvimento individual e o crescimento e expansão da ciência Odontológica.

Regulamentação de Estágio

O Curso de Odontologia da SOBERANA buscou fundamentar o modelo de Estágio Supervisionado nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia (Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002), que garante o desenvolvimento de estágios curriculares com orientação docente.

Dessa forma, o estágio do curso é integrante da sua dinâmica curricular, realizado através das disciplinas de Estágio Supervisionado (Clínica Integrada, Clínica Odontológica Infantil e Saúde Bucal e Sociedade), sendo realizado de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação do aluno, como prevêem as diretrizes citadas. A carga horária total do estágio supera o mínimo de 20% proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

O estágio supervisionado em Clínica Integrada é uma atividade curricular de destaque desenvolvida ao longo da segunda metade da formação acadêmica, proporcionando ao aluno o contato com a realidade profissional e social da comunidade local. Neste estágio o aluno exercita todas as disciplinas ministradas até aquele momento, desde conteúdos do núcleo básico das Ciências da Saúde, como Anatomia, Fisiologia, e Farmacologia passando pelas disciplinas ligadas às áreas humanas como Sociologia e Antropologia e Psicologia aplicadas ao contexto da atuação pré-profissional do discente. O foco principal recai, pela natureza do estágio, sobre as disciplinas específicas do curso, que são acompanhadas pelo professor habilitado em cada especialidade da Odontologia.

Entende-se, dessa forma, que o estágio possibilita a abertura de espaço para um trabalho orgânico e comprometido, devendo as experiências por ele proporcionadas envolver atividades e observações realizadas em confronto com subsídios das diferentes áreas do Curso. Trata-se, isso posto, de um exercício pré-profissional em que o estudante aplica, sob supervisão docente, os conhecimentos teóricos adquiridos no curso e toma contato com as atividades práticas de sua área desenvolvendo as habilidades necessárias ao exercício profissional.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.

No período em que desenvolve seu programa de estágio curricular, o aluno conta com o apoio da coordenação do curso e dos professores das disciplinas Estágio Supervisionado - Clínica Integrada, definidos tendo em vista cada uma das especialidades desenvolvidas no curso. Além do conteúdo de cada especialidade trabalhada nessas disciplinas, aos professores da disciplina também cabe a orientação aos alunos a respeito dos aspectos éticos e legais envolvidos e o desenvolvimento das principais competências profissionais requeridas pela sociedade contemporânea.

Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos ficarão registradas nos prontuários dos pacientes em arquivos próprios da Clínica Integrada, preenchidos pelos discentes sob orientação dos professores- supervisores. Além disso, há a Ficha de Avaliação Prática a ser preenchida por cada professor no momento da avaliação do estágio do discente. Toda essa dinâmica do estágio e do funcionamento da Clínica Integrada são regidos por regulamento próprio, anexado ao PPC do curso (anexo IV) e disponibilizado para toda a comunidade acadêmica.

Regulamentação de TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso, previsto na matriz curricular do curso, visa propiciar aos acadêmicos a oportunidade de demonstrar o grau de conhecimento adquirido, o aprofundamento temático, bem como o estímulo à produção científica, a consulta à bibliografia especializada, o aprimoramento de capacidade de interpretação e a crítica às diversas realidades com as quais se depara. O TCC em Odontologia é objeto de regulamento próprio, atendendo à concepção curricular do projeto pedagógico e deverá ser apresentado pelo aluno no final do 10º período do curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma importante experiência no processo de aprendizado do aluno no que diz respeito à educação continuada. Com conhecimentos prévios iniciados na disciplina “Metodologia do Trabalho Acadêmico e Científico” no primeiro período, o aluno cursa, no nono período do curso, a disciplina Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso, (com 44 horas/aula), visando a identificar objetivos, pesquisar os meios, estudar avaliação de projetos, conhecer linhas a serem seguidas no projeto e, a partir destes conhecimentos, utilizá-los para auxiliar na construção do projeto e, numa etapa seguinte, na redação dos seus TCC´s. A expectativa é de que, já nesta disciplina, o discente possa desenvolver habilidades técnicas de revisão bibliográfica e a produção de alguns trabalhos acadêmicos.

No último período, o graduando desenvolve, então, o seu Trabalho de Conclusão de Curso, sendo orientado individualmente por um professor orientador, escolhido pelo discente, que pode ser definido tendo em vista a proximidade do tema escolhido pelo aluno e a área de competência do docente. Para isso, o aluno deverá estar matriculado na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” do décimo período, com total de 44 horas/aula. Todos os trabalhos serão apresentados para banca examinadora composta por três membros do corpo docente da instituição, sendo um deles o orientador do aluno. Todos os trabalhos aprovados pela banca serão encadernados e enviados para consulta pública na biblioteca, além de serem entregues também em mídia digital.

É importante ressaltar que o Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia tem como objetivo principal o aprimoramento e a integração dos conhecimentos e dos conteúdos apreendidos durante a formação com vistas à atuação profissional e às possibilidades de formação continuada do aluno, uma vez que, a partir do TCC, o aluno estará apto a escrever textos de caráter acadêmico-científico, sentindo-se estimulado a dar continuidade a este trabalho, por meio de uma pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu. Ressalta-se ainda que a Instituição contará com um acervo bibliográfico e acesso a periódicos nacionais e internacionais que servirão para busca de informação durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

O estágio deve servir, ainda, como fonte de referência para a permanente adequação dos programas e práticas pedagógicas das disciplinas do Curso às necessidades profissionais dos alunos. O estágio supervisionado está calcado na filosofia básica do Curso, representada por uma proposta político-pedagógica que contempla a formação generalista, a relação teoria/prática, o compromisso social do cirurgião-dentista e o trabalho coletivo interdisciplinar.

O regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso, com todas as especificidades que envolvem seu funcionamento, está anexado ao PPC (anexo V) e disponível para toda a comunidade acadêmica.

Infraestrutura do Curso

Laboratório de Informática

A Instituição conta com laboratório de informática que fica à disposição dos discentes e da comunidade da cidade durante todo o seu horário de funcionamento. Os alunos podem utilizar o Laboratório de Informática a qualquer momento, sem necessidade de agendamento prévio, desde que o espaço não esteja sendo utilizado para aula.

Laboratório de Anatomia

O Laboratório é destinado às aulas práticas das disciplinas de Anatomia Humana, Anatomia de Cabeça e Pescoço, Embriologia, além de disponibilizado aos discentes para estudo livre sob agendamento, atividades de Extensão e Iniciação Científica.

Laboratório Multidisciplinar I

O Laboratório é destinado às aulas práticas das disciplinas Histologia, e Patologia, além de disponibilizado aos discentes para estudo livre sob agendamento, atividades de Extensão e Iniciação Científica.

Laboratório Multidisciplinar II

O Laboratório Multidisciplinar II é destinado às aulas práticas das disciplinas de Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia e Microbiologia e Imunologia do curso de Odontologia, com a disponibilidade dos discentes utilizarem suas dependências para estudo livre, após agendamento, atividades de extensão e iniciação científica.

Este laboratório multidisciplinar está equipado com bancadas adaptadas com sistema de água, ar e chama. Equipamentos de segurança coletivo (EPC), quadro branco, Agitador magnético, Autoclave, Balança eletrônica digital, Banho-Maria, Capela de Exaustão de Gases, Chuveiro de Emergência, Destilador de Água, Estufa de secagem, Geladeira, Manta aquecedora, Phmetro, vidraria completa, bem como materiais de suporte para as práticas laboratoriais.

Laboratório Multidisciplinar III

O Laboratório de habilidades é destinado às aulas práticas de disciplinas de odontologia (Materiais/Escultura dental, Radiologia e Imaginologia). Da mesma forma, disponibilizado aos discentes para estudo livre, sob agendamento e atividades de Pesquisa e Extensão.

Este laboratório multidisciplinar está equipado com aparelhos de Raio X periapicais, negatoscópios, manequins simuladores, equipos, bancadas, mochos e materiais de consumo como luvas, máscaras e gorros.

TOP